ORTODONTIA

A Ortodontia é a especialidade da odontologia que cuida da saúde bucal a nível de posicionamento dos dentes e ossos maxilares. Sabemos que quando estes estão posicionados de forma incorreta, é difícil de se realizar sobre eles a manutenção necessária, e em caso de negligência, é comum que se perca dentes de forma precoce, devido ao que chamamos de deterioração periodontal.

O tratamento ortodôntico não tem apenas finalidade estética. Além de tornar o aspecto do seu rosto mais harmônico e agradável, ele evita a recorrência de dores na cabeça, no pescoço, nas costas e síndrome da ATM.

Este tipo de tratamento, por sua vez, trata disfunções como a sobremordida, mordida cruzada anterior, mordida aberta, desvio de linha mediana, diastema e apinhamento.

É o que chamamos de correção dental por via de aparelhos ortodônticos, que por sua vez podem ser aparelhos fixos, mantenedor de espaço fixo, nivelados, mantenedores de espaços móveis, reposicionados de mandíbulas, amortecedores de lábios e bochechas, expansões palatinos, contentores móveis e aparelho extrabucal.

CLÍNICA GERAL

A clínica geral é a especialidade responsável pelos processos de prevenção, diagnósticos e definição de tratamentos para uma ampla gama de disfunções e doenças que possam atingir dentes e gengiva.

O foco dessa especialidade da odontologia é prevenir doenças comuns, e enviar pacientes para tratamentos mais específicos após diagnóstico. Ela envolve a realização de consultas prévias e exames específicos que ajudarão a definir para qual tipo de tratamento o paciente será direcionado.

O profissional da clínica geral tem o objetivo de cuidar da higiene bucal, saúde dentária e acompanhamento regular, utilizando dos melhores métodos e tecnologias a fim de oferecer ao paciente o melhor acompanhamento e os melhores resultados.

O dentista clínico geral é a atuação inicial no que diz respeito a qualquer problema de saúde bucal, e conhece a maior parte das áreas da odontologia, para que dessa forma possa atender melhor ao cliente.

IMPLANTES

Implantes dentários são substituições de dentes perdidos por estruturas de metal (mais comum que seja o titânio). Elas são posicionadas de forma cirúrgica de forma a substituir estes dentes perdidos de forma fixa.

Os implantes dentários oferecem estabilidade para espaços de onde foram retirados dentes muito infectados, e oferecem dessa forma grandes benefícios no que diz respeito aos movimentos maxilares, de fala e mastigação, por exemplo.

Eles normalmente são a preferência de muitas pessoas que perderam dentes por ser mais confortáveis, estéticos e naturais do que as dentaduras convencionais, que são desconfortáveis e dolorosas, além de pouco estáveis.

É preciso salientar que, para receber um implante, as gengivas devem estar saudáveis e os ossos devem estar adequados a oferecer o devido suporte a essas novas próteses.

ESTÉTICA

A estética dentística é a especialidade que tem foco nos procedimentos estéticos realizados com o objetivo de preservar, melhorar ou reconstruir o sorriso, tornando-o mais atraente, equilibrado e agradável.

Sabe-se que a estética é cada vez mais procurada quando se trata de auto estima, e um sorriso prejudicado pode ser fator decisivo para quem se sente inseguro com a própria aparência.

Exatamente com o objetivo de fazer com que as pessoas se sintam mais confortáveis, bonitas e satisfeitas com a própria aparência, a odontologia restauradora tem avançado enormemente nos últimos anos, tanto a nível tecnológico quanto a nível funcional.

Os tratamentos estéticos mais procurados nos últimos tempos têm sido as facetas de porcelana, clareamento dental, lentes de contato e ácido hialurônico.

PRÓTESE

A perda dos dentes pode acontecer por vários motivos e comprometer o equilíbrio da arcada dentária, o que consequentemente vai afetar os movimentos bucais mais comuns, que são a fala e a mastigação.

Sabemos que a falta de dentes não é simplesmente estética, embora também seja capaz de afetar a auto estima e autoconfiança de quem passa por esta situação.

Nesses casos indicamos a utilização de próteses dentárias. Elas proporcionam vantagens e o auxílio necessário no caso da falta de um ou mais dentes, e podem ser removíveis ou fixas.

Saiba então que você tem a opção de procurar por um profissional capacitado e investir em uma solução para este problema, tão comum nos dias atuais.